quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Moda através dos tempos

Por Mayara de Souza

A moda surgiu em meados do século XV, no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume, maneira. A variação das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte. A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.

A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.

A
Primeira Guerra Mundial devastou o mundo da moda. Ateliês de artistas como Paul Poiret e Jean Patou foram fechados. Neste meio tempo, começaram a surgir novos nomes e a moda passou a ser dominada por mulheres como Madeleine Vionnet e a jovem Gabrielle “Coco”Chanel.



Com a Guerra, as vestimentas foram mudando e se adequando às necessidades da época, com roupas mais confortáveis e menos luxuosas. Os cortes de cabelos também mudaram, as mulheres adotaram um modelo bem mais curto que o normal, chegando a cortar-los na altura da orelha, também por motivos de praticidade.

No mesmo momento em que a moda cresce e leva consigo todas as classes sociais, deixa sem ação os que têm vocação para falar do assunto devido à idéia equivocada de que a moda é sinônimo de futilidade. Os leigos vêem somente a superfície do assunto, não percebem que a moda é parte do contexto social e deve ser discutida, uma vez que ela é diretamente influenciada por todos os aspectos e acontecimentos sociais e históricos. Enfim, a moda é muito mais do que aquilo que vemos nos desfiles.

Mas e para você? Você acha que por trás da moda há uma fonte histórica, fazendo com que os estilistas estudem sobre diversos assuntos para poder criar tendências e coleções ou a moda é um sinônimo de futilidade, surgindo apenas da vaidade das pessoas, do sentimento de estar sempre superior aos outros através da beleza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário