sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A DECOLADA DO AVIÕES DO FORRÓ

Por Márcia Feitosa

Em 2002 chegou aos palcos cearenses a banda que seria a grande sensação de todos os tempos, Aviões do Forró. A viagem rumo ao sucesso começava, os convites para shows cresciam cada vez mais, o repertório bem selecionado conquistou diversos adeptos, a harmonia da banda e a alegria irreverente dos vocalistas aflorou e, rapidamente, a banda teria o estrondoso sucesso.

Com muita criatividade e atributos singulares, o Aviões do Forró já no seu primeiro CD chegou a mais de 700.000 mil cópias. Hoje aglomera 304819 membros na maior das inúmeras comunidades destinadas a banda no site de relacionamentos
Orkut e mais de 1.000 mil fã-clubes 3 espalhados pelo Brasil.


O Aviões do Forró é propriedade de um grupo de empresários, a A3 Entretenimentos. Com sede em Fortaleza, a empresa é dona de duas emissoras de rádio, seis casas de shows e, além do Aviões, controla os grupos Forró do Muído, Solteirões do Forró, Forró dos Plays e Forró Real.

Os sócios que comandam a A3 são Carlos Aristides, Isaías Duarte (o Isaías CDs), André Camurça e Cláudio Melo. Todo mês, a A3 fabrica 50 mil
CDs do Aviões do Forró, esses discos são entregues gratuitamente aos fãs nos shows ou nas ruas por divulgadores que percorrem diariamente Fortaleza com centenas deles.

O público de cada show é em média de 15 mil pessoas, mas já conseguiram reunir públicos muito expressivos, como em São Luiz (MA), onde foram assistidos por 100 mil pessoas em junho desse ano. Já se apresentaram em todos os Estados do país, puxaram um bloco no carnaval de Salvador tocando forro-elétrico e foram escalados para o próximo Reveillon da Paulista, em Sao Paulo. No ano que vem aumentam a carreira internacional adicionando aos EUA, onde contagiaram os americanos com o ritmo do forró, países como Portugal, Espanha e Suíça.

O produtor da banda Savyo Maia aponta como principal fator do sucesso a originalidade. A batida escolhida pelo famoso baterista Riquelme é muito dançante e é um grande diferencial. O casal de vocalistas Alexandre Avião e 'Sol'ange Almeida é também parte dessa autenticidade, já que no começo ninguém apostava nos gordinhos que não tinham nada de bonitos, exceto a voz, porém os sócios da A3 acreditaram no talento e carisma daqueles que seriam a cara da maior banda de forró do Brasil.

As imposições da mídia, no entanto, prevaleceram. O diretor da campanha publicitária da
Brahma Fresh, a primeira deles com repercussão nacional, exigiu que Sol fizesse uma redução de estômago para passar melhor impressão aos espectadores, ela aceitou e transformou-se no que criticava chamando de “cantoras pavão”, que seriam as que exibiam beleza, porque não cantavam. Xandy também passou por uma transformação, mudando o estilo de se vestir que passava uma impressão de desleixo e usa agora peças de grifes consagradas que jamais são repetidas. No aniversário de sete anos da banda, no Forró no Sítio, em Fortaleza, ele abriu o show ostentando glamour exibindo um caríssimo blazer Armani.

Devido ao grande sucesso da empreitada eles enfrentam uma agenda lotadíssima com até 40 apresentações por mês, sem falar nas participações nos programas de TV, incluindo nesta lista alguns na maior emissora do país e entrevistas, como uma vinculada pela Folha de São Paulo com direito a chamada na primeira página explicando o sucesso da banda. A preferência pela supremacia que o Aviões revela em cada novo trabalho é incontestável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário