quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

JUVENTUDE SUSTENTÁVEL


Por Maria Falcão

Você já deve ter ouvido falar em sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável. Isso por que a preocupação com o meio ambiente e o futuro das novas gerações é assunto pertinente hoje. Mas, o que os que serão mais afetados e estarão com a “bomba” do aquecimento global nas mãos estão fazendo? A nossa juventude já se deu conta da sua responsabilidade? E nós? O que estamos fazendo para as futuras gerações?

O atual modelo de crescimento econômico gerou e ainda gera enormes feridas socioambientais. Por um lado, vemos riquezas e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a desigualdade aumentam. Nessa discussão, emerge a idéia de desenvolvimento sustentável que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Mas se engana quem pensa que sustentabilidade só tem a ver com o meio ambiente. A sustentabilidade tem como pilares também a economia e o social.

E a juventude aparece como essencial para o desafio de mudar, pela capacidade de construção de uma nova consciência seguida futuramente pelos mais jovens. É cada vez mais comum vermos jovens construindo e gerenciando projetos que visam o consumo consciente, reciclagem, redução de emissão de gases e responsabilidade social.

Aqui em Fortaleza existe o projeto
Juventude Alternativa Terra Azul, ligado à Rede da Juventude Pelo Meio Ambiente que visa conscientizar a população e a juventude para os desafios da sustentabilidade com discussões sobre o tema, além de informar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Mas nem todos têm essa visão. Numa pesquisa do
DataFolha realizada em oito capitais brasileiras de abril à maio de 2008, dos 2.579 entrevistados para o 4º Dossiê Universo Jovem da MTV, 43% nunca tinham ouvido falar em sustentabilidade. Esses jovens ainda se encontram perdidos nas inúmeras possibilidades, necessidades de comunicação e consumo de conteúdo que se confundem com ideais de felicidade que são impostos, como emprego, estabilidade financeira, satisfação pessoal e qualidade de vida, dificultando a escolha do que é realmente importante e geram a sensação de medo do futuro.

Mudar os nossos hábitos é um passo importante para construir um futuro sustentável. Começar com pequenas atitudes como reduzir o consumo de água ou acabar com o desperdício de alimentos podem ser os primeiros passos para uma mudança de consciência!

Você também pode fazer sua parte. Participe de um projeto, conscientize sua família e seus amigos, reflita sobre os seus próprios hábitos de consumo e sobre os impactos positivos e negativos que eles causam, seja voluntário nesse desafio!




Projetos que apóiam essa nova atitude:

Akatu

TicTac

Ecologia Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário