terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Convergência: a mídia do século XXI?

Por Viviane Sobral

Com o avanço das tecnologias, os meios de comunicação passaram por muitas inovações. Impresso, rádio, televisão: todos atravessaram diferentes fases e mudanças. Eis que, a partir dos anos 90, surgiu a Internet e muitas transformações ocorreram.



Em meio a tantas inovações, uma discussão é recorrente, tanto no meio jornalístico como na sociedade em geral: qual será o futuro do jornal impresso tradicional? Há quem questione por que a população manteria o interesse em comprar uma edição se pode ler tudo na íntegra, de graça, do próprio computador. Mas afinal, o conteúdo continuará sendo disponibilizado gratuitamente? E quanto à publicidade? Como conseguir atrair as novas gerações bombardeadas pela multimídia? As dúvidas são muitas. Há quem pense de maneira otimista e há quem seja mais apocalíptico, mas na verdade ainda não passam de especulações. Não existem respostas definitivas sobre os caminhos para os jornais.

O fato é que, devido ao seu espaço multimídia, a rede mundial de computadores atraiu as mais diversas organizações, por perceberem a oportunidade de integrar diferentes modelos de comunicação. As empresas jornalísticas acompanharam essa tendência – a tão falada
convergência midiática, ou seja, o encontro de diferentes mídias na Internet.

The New York Times, Folha de São Paulo, O Globo: focando a discussão no jornalismo impresso, os maiores conglomerados jornalísticos em todo o Brasil e no mundo já aderiram a essa tendência e adquiriram seus espaços na Internet.
No Ceará, o ritmo é o mesmo. Os dois maiores jornais do Estado - Diário do Nordeste e O Povo - já possuem seus portais atualizados 24h por dia, característica que aumenta o dinamismo da cobertura jornalística:
Portal Verdes Mares e O Povo Online.

Os periódicos cearenses disponibilizam digitalmente e gratuitamente as versões impressas. Os documentos são publicados na web em formato eletrônico, sendo mantido o layout original. O modo de leitura é em forma de
paginação online, ou seja, é como se estivéssemos folheando o papel. Além do conteúdo do impresso na íntegra, o leitor tem acesso a conteúdos extras, pode alcançar antigas edições digitalizadas, blogs, colunas, classificados online, notícias atualizadas, além de outros serviços garantidos graças ao suporte digital, tudo em uma interface interativa. Graças ao meio virtual, destaca-se a possibilidade para a interatividade e opinião – como no recurso de enquetes explorado pelos dois portais -, a oportunidade que o leitor tem de comentar as matérias e encaminhá-la para algum amigo. Além das galerias de foto e vídeos que funcionam em integração com o texto.

Uma novidade é a adesão de ambos os periódicos no
Twitter, a nova ferramenta sucesso no mundo inteiro. Tanto o DN quanto O Povo possuem suas contas e possuem milhares de seguidores.

O futuro do jornalismo impresso vem suscitando muitos questionamentos. Uma coisa é inegável: a Internet vem transformando a maneira como nos comunicamos. Aderir à convergência midiática como um mecanismo de integrar novas e diferentes mídias é uma forma de acompanhar o progresso dos meios eletrônicos, que interferem diretamente nas nossas vidas.

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