quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

LENDO COM OS OUVIDOS - O mundo dos e-books reader

Por Taís Lopes


Ler com os ouvidos? Essa idéia pode até parecer meio impossível ao primeiro olhar, mas é exatamente essa nova forma de ler livros que a evolução tecnológica nos possibilita atualmente. Ter a leitura de textos por meio da audição, não nos faz lembrar, distantemente, papai e mamãe contando histórias para dormir?

O novo aparelho eletrônico vai além de uma lembrança infantil dos contos de fadas, é também uma nova tecnologia de interação com os deficientes visuais, que os possibilita o acesso à leitura de texto mais moderna, diferente do modelo Braille. Outras vantagens também podem ser citadas para todas as marcas já desenvolvidas nesse novo ramo tecnológico: o conforto e comodidade, por ser leve (cerca de 200 gramas) e compacto para memorizar aproximadamente 3500 títulos; versatilidade, você pode escolher desde a fonte e tamanho da letra que deseja até a leitura dos textos por voz robótica; e simplicidade, afinal, você não precisa carregar mil livros por onde você for.

Contudo, mesmo com essas mil maravilhas, o leitor digital de livros não consegue agradar todas as pessoas. Existem leitores que ainda preferem o “modelo analógico” dos livros, gostam de sentir o cheiro de novo ou de velho que eles possuem, sentem prazer em passar as folhas, adoram carregá-los aos montes na mão, de procurá-los na biblioteca, enfim, são prazeres que não se questionam, é subjetivo, pessoal, o que ajuda aos livros convencionais não desaparecerem totalmente. A compra de um livro digital é mais barata que a de um convencional, além de obras anteriores a 1900 serem de domínio público, ou seja, são grátis para se obter livros de Jane Austen, Shakespeare e outros. O caro é obter o aparelho de leitura, o preço sai em torno de 600 a 1000 reais, valor bastante alto para se investir. Será se vale a pena investí-lo?

A venda desses leitores digitais de livros, também conhecidos como e-books reader, começou a ganhar espaço no mercado internacional em 2006. A loja Amazon, uma referência tecnológica, já disponibilizou este ano o Kindle 2, a segunda versão original do leitor digital Kindle, uma das mais famosas marcas para a leitura digital de textos. O Kindle 2 não é a versão mais atual do aparelho( já existente o Kindle DX), mas é a partir dele que temos a possibilidade de ouvir, mesmo que seja por uma voz robótica, a leitura de textos escolhidos por nós mesmos.

Assim como o Kindle, outras marcas de leitores digitais de livros foram desenvolvidas. A Sony também lançou o seu leitor digital, o Sony Reader Digital Book, modelos PRS-700, PRS-505, PRS – 600 e PRS-300, também existe o Cybook Opus, da Brooken e o modelo Digital Reader 1000, desenvolvido pela iRex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário