terça-feira, 16 de junho de 2009

O estilo das ruas

Por Roberta Dultra

Blogues de streetstyle tem aparecido em vários cantos do mundo e hoje são uma das maiores inspirações para os grandes estilistas. Um exemplo? O fotógrafo norte-americano Scott Schuman, criador do The Sartorialist, que foi indicado pela revista americana Time’s Magazine como um dos top 100 design influencers, ou seja, “influenciador de estilistas”. Schuman fez tanto sucesso que foi contratado por empresas interessadas em levar seu estilo para campanhas publicitárias, como a DKNY Jeans, cujas fotos da campanha verão 2009 foram clicadas por ele. A moda não sai mais dos estúdios dos designers, mas sai da rua.


The Sartorialist

Esses blogueiros procuram fotografar aqueles que estão indo ao trabalho, a festas, a padaria, aqueles que estão de férias, enfim, aqueles que estão passando pela rua. São pessoas bem vestidas, que usam roupas de uma forma inovadora, diferente e inspiradora. As fotos são geralmente tiradas nas maiores metrópoles, como Paris, Milão, Londres, São Paulo, Suécia, Madri, etc.
Scott Schuman, criador do The Sartorialist, foi um dos precursores dos blogues de streetstyle em 2005 e desde então muitos outros blogs tem aparecido com o mesmo intuito: divulgar a moda que vem da rua. Outro blogue conceituado sobre o assunto é o da fotografa e ilustradora francesa Garance Doré, que abriu seu blogue em junho de 2006. Suas fotos são tiradas na rua, na saída de desfiles em Paris e em festivais de música, principalmente.



Garance Doré

Alguns outros blogues e sites de streetstyle são os Le Blog de Betty, Am-Lul, The Cool Hunter, Feedshion, etc.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Ai, eu adooooreeei esses blogues. Esse Feedshion é ótimo, a galera na rua, bem interessante.

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  3. Esses blogues são exemplos de como uma tecnologia pode ser bem utilizada. Vi um documentário no GNT com o autor do The Sartorialist, que começou o blog como um hobby e, conforme a procura foi crescendo, ele foi deixando seu emprego para ficar trabalhando apenas no blog. É um exemplo perfeito da "cauda longa" na internet.

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