domingo, 14 de dezembro de 2008

Séries de televisão ganham nova vida
em websites

Por João Felipe

Uma onda cada vez mais comum internet afora é a dos sites oficiais das séries de televisão. Programas de TV já têm páginas na web há algum tempo, mas o nível de complexidade e a quantidade de material exclusivo estão crescendo em ritmo acelerado. As principais séries americanas possuem websites incrementados, com ferramentas de interatividade, jogos e episódios disponíveis para assistir na própria página.

Quem quiser dar uma conferida, é só entrar nos sites de “Lost” e “Heroes”, duas das séries mais famosas do mundo. A primeira, inclusive, é um sucesso no Brasil: a Rede Globo vai começar a exibir sua quarta temporada em janeiro de 2009. Nos EUA, a série está indo para seu quinto ano. Os sites oferecem uma variedade de atrações e diversificam as possibilidades. O que mais chama a atenção, no entanto, é a produção de material totalmente exclusivo para a internet.


Na página de “Lost”, existe uma seção chamada “Missing Pieces” (peças perdidas, em inglês). O nome é uma alusão a uma característica marcante do seriado: os segredos. Assim, a mitologia da série seria como um quebra-cabeça, do qual algumas peças não foram mostradas ao público na televisão e só estão disponíveis na internet. São vídeos, histórias de uns cinco minutos no máximo, que mostram cenas que explicam alguma coisa dos mistérios da série, mas sem especificar em qual momento elas acontecem. São exatamente como peças perdidas de um quebra-cabeça: você sabe que elas se encaixam em algum lugar, mas tem que pensar onde e como se encaixam.

Em “Heroes”, o enredo é complementado por graphic novels (espécie de livro em quadrinhos) que possuem histórias de personagens que acontecem paralelamente ao que está acontecendo na televisão. São quadrinhos inventados pelos produtores que ensinam mais sobre os personagens e os acontecimentos de suas vidas.

Essa é uma novidade que está rolando na rede nos últimos tempos. Eu recomendo aos fãs das séries que dêem uma olhada: podem vir a descobrir bem mais sobre o que está por trás das histórias de que eles tanto gostam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário